Vegetais: alimentos saudáveis
Inicialmente, existem diferentes tipos de vegetais, por exemplo, alho-poró, cebolinha, pimentão, cenoura, salsa, alface, alcachofra, couve, repolho e rabanete. Notamos então seu alto grau de variedade. Eles proporcionam vários benefícios para nossa saúde dentre eles o auxílio da manutenção do colesterol e da pressão arterial, assim como, diminui a formação de placas lipídicas na margem das artérias. A partir disso, percebemos que os vegetais previnem doenças cardíacas. Não é uma maravilha?! Devido sua grande quantidade de nutrientes, essa classe de alimentos age também como proteção à doenças respiratórias, conforme a nutricionista Michelle Grillo Barone, do GANEP Nutrição Humana. Maneiro,né?!
Além disso tudo, os vegetais são constituídos por fibras e celulose. Essa última, nós humanos e animais, com exceção dos ruminantes (vaca, camelo, girafa etc.) não conseguimos digerir. Logo, informo que esses alimentos são fundamentais para o funcionamento intestinal e podem ser ingeridos, antes, depois ou durante a refeição. Entretanto, devemos evitar as frutas após nos alimentarmos, pois ocorre o aumento da glicemia sanguínea devido ao seu alto índice de glicose.
Se você tem dificuldade para comer vegetais, tente introduzi-los devagar em sua dieta, assim, com o tempo, você adquire o hábito. Algumas dicas:
- Pique os vegetais num tamanho pequeno, quanto menor melhor para ir se habituando;
- A beterraba e a cenoura ganham sabor especial quando raladas ao invés de cozidas;
- Fazer sopas, refogados, ensopados e sanduíches adicionando vegetais;
- Fazer pratos com diversos vegetais fica atrativo, devido às suas diferentes cores.
Galera, vamos que vamos na alimentação saudável, hein?! Abração!
Saiba mais
Doces, seus lindos!
Que venha a dieta do mediterrâneo!