Que venha a dieta do mediterrâneo!

Oi, galera! Ontem, estava com meus amigos do curso conversando sobre os diversos tipos de dietas. Aí, enfatizaram que, atualmente, um número grande de pessoas seguem a dieta do mediterrâneo a qual é baseada na alimentação dos povos que vivem nas regiões banhadas pelo mar mediterrâneo, como Itália, Espanha e Grécia.
 
A dieta do mediterrâneo não se baseia somente em um regime nutricional, entretanto pode se considerar um estilo de vida, pois uma de suas principais ênfases é a prática diária de esportes, sendo desde uma caminhada até jogar uma partida de futebol. Um de seus objetivos é diminuir a quantidade de ingestão de lipídeos e aumentar a de glicídios como: pão, arroz, macarrão e batatas. Isso se dá, pelos carboidratos serem a fonte mais rápida de energia e não terem a mesma tendência de serem estocados no organismo como os lipídeos. Boa notícia para os apreciadores de massa, como minha amiga Dodó. Nota-se também que nessa dieta, há muito o consumo de vegetais(nabo,espinafre,abóbora,couve, dentre outros), por serem ricos em fibras, sais minerais e ajudarem no funcionamento do sistema digestório. Amei, porque sou fã de vegetais.
 
Interessante que sua principal fonte de lipídeos é por meio do azeite de oliva, uma gordura saudável,que acompanha os legumes nas diversas refeições. Os cientistas indicam de três a quatro porções semanais de pescada, tilápia, sardinha e salmão grelhados ou no forno. Peixe frito não vale! Já em relação a doces, recomendam apenas uma vez por semana e a carne vermelha aconselham uma vez por mês.Observa-se que diminuir esse tipo de carne tem mostrado altos índices de redução do risco de doenças do coração dentre outras. Os laticínios são restritos apenas duas vezes por semana, não podendo esquecer do baixo teor de gordura, é claro.
 
Percebemos que as bebidas mais utilizadas são a água, sucos naturais e um copo de vinho diário. É isso mesmo que você está lendo, essa dieta recomenda um copo de vinho diário, pois diz que traz benefícios,como: diminuir o risco de doenças cardíacas; prevenção de tromboses, derrames e AVC; ajuda a controlar a pressão alta e diminui o colesterol. 
 
A dieta do mediterrâneo permite uma imensa quantidade de variação, porém o sucesso da dieta depende de sua disposição e habilidade quanto ao seu plano alimentar. Não se esqueçam de buscarem uma vida saudável. Abração!
 

Saiba mais

Vegetais: alimentos saudáveis

Intolerantes à lactose e glúten

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?