Costa Rica: um exemplo de país
Para aqueles que só conhecem a Costa Rica de suas constantes aparições nas Copas do Mundo de futebol, fica a dica: tem muito mais nesse pequeno país da América Central. A grande marca deste país é a sua visão e suas práticas a respeito do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de uma forma geral. Vamos saber um pouco mais?
A começar pelo turismo. A Costa Rica é uma das pioneiras no turismo ecológico. O país aproveitou sua natureza exuberante de leste a oeste, tem praias nos dois oceanos, suas florestas tropicais e até vulcões para desenvolver esse setor. Parece o Brasil, correto? Nem tanto. A grande diferença é que a preservação e política pública forte lá.
Outra característica muito bacana é a matriz energética. O relevo ajuda com rios de grande volume e por isso 80% da matriz é hidrelétrica. O restante poderia ser de fontes poluidoras como termelétricas, como acontece aqui no Brasil, porém não é a política local. Os 20% restantes são de fontes renováveis como a eólica e a geotérmica. Mais uma vez fica evidente a importância do Estado como grande incentivador de políticas.
Agora, o que eu acho mais irado nesse país,por ser um dos países com a democracia mais consolidada do mundo (eleições diretas sem golpes há bastante tempo), a Costa Rica consegue viver sem as forças armadas. É isso mesmo! O Exército e demais forças foram abolidas em 1949 e há somente forças policiais. O que isso tem a ver com a Sustentabilidade? Bastante coisa. Entenda as forças armadas são parte do Estado e por isso custam investimentos permanentes, desde o soldo dos militares até a infraestrutura que eles precisam ter para operar. Se o estado precisa custear isso, obviamente precisa cobrar impostos e deslocar investimentos para este setor. Se não há esse custo, o governo pode transferir investimentos para área energética, por exemplo, e melhorar a eficiência desse setor, entre outros vitais para a sociedade.
É claro que as forças armadas possuem suas funções, como controle das fronteiras e soberania nacional. Não estou aqui discutindo isso. Porém, vale a pena pensar no exemplo da Costa Rica. Será que conseguiríamos viver dessa forma. Fica aqui um convite para pensar, como diria meu amigo, Leo.
#costarica #umconviteparapensar