O uso dos recursos naturais nos feudos
Então Galera Cult, vamos explorar um pouco mais sobre a sustentabilidade do sistema feudal!! Como já conversamos anteriormente a autossuficiência dos feudos estava amparada no tipo de manejo da terra junto com a exploração dos recursos naturais.
Em relação ao uso do solo, podemos ver que eles tinham a seguinte situação. Imagine que temos três grandes áreas destinadas para a agricultura (A, B e C). Dessas três áreas somente duas serão cultivadas (por exemplo, A com trigo e B com cevada), a terceira (C) ficará sem cultivar.
Na próxima safra, as áreas A e C serão cultivadas e a B ficará sem plantio. Veja então que eles sempre tinham uma área descansando (pousio). Em cada safra diferentes minerais são retirados do solo (de acordo com o que fora plantado), o que possibilita a recomposição dos seus nutrientes (nitrogênio, sódio, cálcio, potássio, ferro, entre outros).
Já o uso dos recursos naturais (madeiras, lenha, frutas, ervas, raízes, caça e pesca) era mais limitado do que fazemos atualmente. Com uma população menor, o impacto gerado no meio ambiente (ainda bem mais integro do que os dias de hoje) ocorria em menor escala também. Assim, como o ritmo de exploração das florestas, menos pessoas precisam de menos recursos...
Além disso, devemos lembrar que não era permitido em toda a área o uso de todos os recursos naturais. Lembram dos filmes que os servos eram proibidos de caçar ou colher frutos? Em geral, essas áreas de proibição eram de domínio exclusivo de um nobre. Tal proibição nada mais era de uma forma de proteção dos recursos naturais para que a nobreza pudesse a longo prazo continuar usufruindo desses benefícios. Uma vez que que havia menor pressão de caça dos animais e exploração da vegetação, eles poderiam recompor e manter a sua população com mais facilidade.