Agricultura: ainda temos solução?
Saudações Galera Cult, estávamos conversando (eu e o grande amigo Chang Li) sobre as formas de produção de alimentos e vimos que existem diferentes formas de se cultivar. Começamos a investigar sobre o assunto e vejam o que descobrimos!!!
A agricultura tradicional está baseada em produção de uma cultura em larga escala (monocultura), com o uso de produtos químicos como fertilizantes (adubo químico) e defensivos (venenos). Esse método de cultivo é muito prejudicial ao meio ambiente sendo insustentável, pois acaba por desmatar grandes áreas naturais (como o cerrado e as florestas, reduzindo a biodiversidade) e os produtos químicos utilizados são repassados para os outros organismos ao longo de toda teia alimentar (bioacumulação). Além disso, afeta a prestação dos serviços ambientais, como a produção de água, manutenção da estabilidade climática, regulação a temperatura, estocagem de carbono, polinização, entre outros. Infelizmente é a forma mais utilizada para a produção de alimentos nos dias atuais.
A agricultura orgânica está relacionada ao cultivo de diferentes vegetais em um mesmo espaço com o uso de adubo natural (húmus) que esgota menos o solo e sem uso de defensivos agrícolas. Com a maior diversidade de vegetais cultivados, o ataque de pragas (fungos, bactérias, vírus e insetos etc.) na lavoura diminui. Além disso, pode-se adotar o controle biológico, que é a utilização do conhecimento sobre as relações ecológicas entre as espécies (como a predação, o parasitismo, entre outros) para manter a taxa populacional dos organismos que podem atacar a plantação sob controle e não afetar a produção. Mas é preciso ter muito cuidado e conhecer bem as espécies que estão sendo trabalhadas, para que a espécie utilizada no controle biológico não se torne “a nova praga”. No final do século XIX, na Jamaica, introduziram o mangusto (um pequeno mamífero carnívoro –figura 1) para eliminar os ratos que danificavam as plantações de cana-de-açúcar. Porém, o mangusto acabou com os ratos e também com outros mamíferos, aves terrícolas e crustáceos, causando grandes problemas ambientais.
Figura 1: Mangusto
Fonte: https://pixabay.com/static/uploads/photo/2015/02/01/17/21/mongoose-619888_640.jpg
E ainda temos o sistema agroflorestal, que é a combinação de agricultura e/ou pecuária em um ambiente florestal, ou seja, parte da floresta (ou outro ecossistema natural existente) é mantida e em outra parte são plantadas as espécies de interesse. A vantagem desse sistema é que degrada menos o ambiente - contribuindo na manutenção da biodiversidade - e reduz a chance de ataque de pragas e/ou ervas daninhas. Esse sistema é o que mais contribui na manutenção dos serviços prestados pelo meio ambiente, pois ainda mantêm uma parcela significativa dos recursos naturais. Portanto, cabe a nossa sociedade estimular esse tipo de produção.
Nossa, quanta coisa interessante não!? Vocês ainda podem ter mais informações bem legais nos sites: http://ciflorestas.com.br / http://aao.org.br / http://agrofloresta.net