Direitos e Deveres de Pais e Filhos

Sempre me pergunto quais meus direitos e meus deveres. Assim como de meus pais. Você sabe quais são? Na Constituição, em seu artigo 227, aprendi algo que guardo para sempre e que direciona meu pensamento e minhas ações sobre os direitos da criança, do adolescente e do jovem: a ABSOLUTA PRIORIDADE! Esse artigo determina que “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

A criança, o adolescente e o jovem são os únicos que possuem absoluta prioridade expressa diretamente no texto da Constituição. Ou seja, sempre que o direito do menor se confrontar com qualquer outro direito, o resultado deve garantir o melhor interesse do menor. Isso produz até um importante princípio: o Princípio do Melhor Interesse do Menor!

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/90), seguindo as diretrizes constitucionais, determina no artigo 22 que “Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais”. Portanto, além do reconhecimento de paternidade, são deveres o sustento, guarda e a educação. O ECA ainda garante no artigo 19 que “Toda criança ou adolescente tem direito de ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes”.

Mas, e os nossos deveres? Embora não estejam previstos na lei, são instintivos. Devemos frequentar a escola todos os dias, respeitar as pessoas, fazer nossas tarefas escolares e do lar, avisar nossos pais sobre nosso paradeiro, não podemos pegar o que não é nosso e muitas outras ações. Inclusive, se desrespeitamos algumas delas, podemos ser advertidos e até sujeitos às medidas de proteção sócio-educativas do ECA que podem até resultar em recolhimento nas instituições do Estado, em outras palavras, podemos ser presos! Por hoje é só, pessoal! Bjokas!

 

Saiba mais​

O Processo Legislativo no Brasil

As Novas Penalidades no Trânsito

Adriana “Drica” Destra

Minha história diz muito sobre minha personalidade. Fui adotada por uma família muito rica quando tinha dois anos. Só fiquei sabendo disso aos 10 e desde então alimentei questionamentos a respeito dos deveres e direitos das pessoas. Aos 12, eu já conhecia o ECA inteiro. Aos 15, já tinha feito um curso on-line de Introdução ao Direito. Aos 17, presenciei um mau uso do Direito por parte de um advogado que manipulou a lei em benefício próprio. Fiquei com raiva, mas não desisti. Hoje, faço Direito na melhor Universidade do país e sonho em pulverizar o conhecimento jurídico a fim de melhorar a educação no país e o relacionamento entre as pessoas. Como acredito na Educação e que, se quisermos fazer um bom trabalho devemos começar desde cedo, vou construir um trabalho aqui no Galera Cult sobre Noções de Direito. Espero que ajude a todos nós a formar uma sociedade mais fraterna e justa.