Água e sustentabilidade

Galerinha, beleza? A mensagem agora é de conscientização. Nossa mãe maior: a Terra pede socooorroo! Precisamos pensar um pouco mais nos abusos e exageros que estamos tendo quando consumimos nosso bem maior: a água. Não sei se você tá ligado, mas, a água não é um bem inesgotável. E aí? Vamos consumir água de uma forma mais sustentável? Como?

Vem pro meu mundo:

Quanta água há na Terra?

 Há um bocado de água na Terra! Algo em torno de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros (quero ouvir você dizer esse número) de água podem ser encontrados na Terra. Esse volume todo está em um ciclo constante: evapora no oceano, viaja pelo ar, cai no solo como chuva, e retorna aos oceanos por meio dos rios.

Um gráfico muito irado, disponibilizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), mostra quanto cada habitante, de diversos países do mundo, consome de água por dia. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), para uma pessoa viver diariamente com o índice recomendado de higiene e bem-estar, ela precisa de 50 litros de água por dia.

O que rola é que em muitos países, a média diária de consumo de água é muito superior aos 50 litros, como você na imagem a seguir:

 

 

Tá bolado? Cara, o Canadá é um dos países onde a população mais consome água todos os dias. Em média, 600 litros por pessoa são gastos, um valor absurdo se pensarmos na quantidade de água disponível no planeta.

Ao mesmo tempo, na extremidade oposta da linha, temos os africanos da África Subsaariana, vivendo com menos de 20 litros água por dia, ou seja, menos da metade do mínimo recomendado pela OMS (tipo, parei!). Ao longo da linha, é possível observar que os países que mais gastam, são os que possuem menos reservas de água (salvo o Canadá), como o Japão e países europeus.

 

 

Ver dados assim nos faz pensar melhor sobre a forma com que usamos nossos recursos naturais não acha? Ao pensar que 1/6 da população mundial não tem água potável e quem tem gasta a rodo, não parece ser uma atitude preocupada com o ambiente. Ser um país rico e desenvolvido, nem sempre significa ser mais avançado, essencialmente quando a vida do outro está em cheque. Pense nisso, mas com a torneira ou o chuveiro fechado, por favor.

Fonte:https://buy3.wordpress.com/2010/06/01/quanto-se-gasta-de-agua-por-dia-no-mundo/

Apenas cerca de 0,036% do total do suprimento de água do planeta é encontrado em lagos e rios

 Os oceanos são imensos. Cerca de 70% do planeta é coberto por oceanos e a média de profundidade deles é de aproximadamente mil metros.

Assim sendo, 98% da água do planeta está nos oceanos, que, devido à sua quantidade de sal, não é potável. Cerca de 2% da água do planeta é potável, mas a maior parte (1,6% da água total do planeta) está presa no gelo polar e em geleiras. Outros 0,36% são encontrados no subsolo, em aquíferos e poços.

Apenas cerca de 0,036% do total do suprimento de água do planeta é encontrado em lagos e rios. Ainda é muita água (cerca de 453.600.000.000.000.000 de litros), mas muito pouco se comparada com toda a água existente. O resto da água do planeta está flutuando no ar, em forma de nuvens e vapor d’água, ou dentro do corpo de plantas e animais (65% do seu corpo é composto por água, o que significa que, se alguém pesa 100 kg, 65 deles são água pura).

Além disso, ainda há os refrigerantes, leite e sucos de laranja que encontramos nas lojas e nas nossas geladeiras. Deve haver alguns bilhões de litros de água nas prateleiras de todas as lojas do mundo! (Tipo, hã?!).

 

 

 

E aí? Curtiu? Então vem pro meu mundoooo!

 

Saiba mais​

Matemática, sua linda!

O ciclo chinês

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk